Casa de Cultura Taboada

Projetos

Tribuna da Bahia, 11.08.2014
Coluna do Dia
Valdemir Santana

Nelson Almeida Taboada

Medalha e emoção na Assembleia
De um lado estava a distinção por ser indicado a receber uma das mais altas honrarias do estado, de outro, a preocupação com uma delicada cirurgia recebida pelo netinho.

A solução foi que o desembargador Valtércio Oliveira, presidente do Tribunal Regional do Trabalho, não pensou duas vezes e resolveu levar o neto recém-operado, Fabinho Oliveira, para dividir com ele a emoção na receber o “Diploma de Cidadão Baiano”, na “Assembleia Legislativa da Bahia”, por indicação do deputado Ronaldo Carleto.

Melhor não poderia ser o momento de comemoração.

O garotinho se entusiasmou junto com a família e os amigos para celebrar a honraria.

Claro que atentamente observado pelo casal Vera Ramos Oliveira e Valtércio Oliveira, e a enorme turma de amigos que incluía o jornalista Walter Pinheiro, presidente da Associação Bahiana de Imprensa e presidente também da Tribuna, do cronista Nelson José de Carvalho e o mega-empresário Nelson Taboada.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/2014/11/08/coluna-do-dia-08112014-2

Camara Municipal, 17.07.2012
Nelson Almeida Taboada
Nelson Almeida Taboada

Câmara celebra os 500 anos de Catharina Paraguaçu

Em celebração ao V Centenário do Nascimento de Catharina Paraguaçu (1512-2012), a Câmara Municipal de Salvador através da iniciativa do presidente da Casa, o vereador Pedro Godinho (PMDB), promoverá na segunda-feira (16), às 19 h, “Sessão Especial Comemorativa pelos 500 anos do nascimento de Catharina Paraguaçu”.

Além da sessão, em homenagem a essa personagem, considerada um importante ícone da história brasileira, diversas atividades irão contribuir para o enriquecimento do evento comemorativo. De acordo com a programação festiva, cinco itens fazem parte da lista que deve proporcionar um brilho todo especial às comemorações.
Inicialmente será prestada uma homenagem da instituição ao “Dia Municipal de Catharina Paraguaçu”, seguida do lançamento do ‘Projeto Caramuru & Catharina nas Escolas’, apresentação do ‘Roteiro Turístico Caramuru-Apóstolo Santiago-Catharina Paraguaçu’ e o lançamento de dois livros: ‘Catharina Paraguaçu, Matriarca do Brasil’ e ‘Cinco de Outubro, Dia de Caramuru’.

Matriarca da Bahia

A instituição da data de 26 de janeiro como o Dia Municipal de Catharina Paraguaçu foi aprovada pela Casa Legislativa através de uma iniciativa do vereador Pedro Godinho e sancionada pelo prefeito João Henrique Carneiro por meio da Lei Nº 8.272, assinada, em 9 de maio de 2012.
A índia tupinambá Paraguaçu nasceu em 1512, na Ilha de Itaparica ou na região do Rio Paraguaçu e foi a primeira grande personalidade feminina da história brasileira. Batizada na França, em Saint-Malo, no dia 30 de julho de 1528, onde recebeu o nome de Katherine du Brezil, formou com Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, o primeiro casal cristão do Brasil e as primeiras famílias brasileiras. Considerada como a Matriarca da Bahia e do Brasil, Catharina Paraguaçu foi a personagem do primeiro milagre ocorrido na América Portuguesa, decorrente dos sonhos que teve com a Mãe de Jesus. As aparições resultaram na localização da imagem da Virgem Santíssima carregando o Menino Jesus, que se encontrava na embarcação espanhola Madre de Dios, naufragada no litoral baiano, nas proximidades da Ilha de Boipeba.

Acervo histórico

O projeto didático “Caramuru & Catharina nas Escolas” será apresentado durante a sessão pelo presidente da Casa de Cultura Carolina Taboada, Nelson Almeida Taboada. O projeto idealizado com o objetivo principal de auxiliar educadores e educandos busca contribuir de uma maneira mais próxima da realidade ao disponibilizar dados biográficos aprofundados do conteúdo histórico da vida de Caramuru e Catharina Paraguaçu, considerados verdadeiros ícones da história brasileira do século XVI e fundadores da brasilidade.
Os elementos para essa contribuição serão fornecidos por dois livros destinados à classe dos educadores. O primeiro foi intitulado de “Catharina Paraguaçu, Matriarca do Brasil”. O segundo é “Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, Patriarca do Brasil”, ambos escritos por Ubaldo Marques Porto Filho. As outras publicações são duas cartilhas voltadas à classe estudantil: “Catharina Paraguaçu em Quadrinhos” e “Caramuru em Quadrinhos”, ambas no gênero das revistas em quadrinhos, com as histórias narradas pelo viés das ilustrações. O autor das quatro obras, o pesquisador e escritor Ubaldo Marques Porto Filho, considerado o maior especialista que o Brasil possui na historiografia sobre Catharina e Caramuru, abordará aspectos da obra durante a sessão especial.

Nelson Almeida Taboada

https://nelsontaboada.files.wordpress.com/2015/04/nelson-almeida-taboada-aa.jpg

, 05.10.2011
Dia Municipal de Caramuru no bairro do Rio Vermelho

Como parte da programação, aos presentes será oferecido um Kit Cultural contendo dois livros:

1. Discursos, Artigos & Prefácios, de autoria de Nelson Almeida Taboada.
2. Proyecto Caramuru Gallego, de cinco autores: Nelson Almeida Taboada, Ubaldo Porto, Pedro Galvão, Santiago Campo e Maribel Amoedo.

Visualize o Convite.

2Pontos, 29.07.2011

Nelson Almeida Taboada ficou muito conhecido dos baianos como ás do automobilismo. Em Salvador, no início da década de 1960, venceu várias corridas no Circuito da Barra.

Em 1967, foi o brasileiro selecionado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para estudar durante quatro meses no famoso Centro Internacional de Aperfeiçoamento Profissional e Técnico da Organização Internacional do Trabalho (OIT), localizado na cidade italiana de Turim. Ainda na Itália, representou o Brasil, como delegado da CNI, numa reunião promovida pela OIT, que discutiu a renovação dos convênios para aperfeiçoamento técnico de executivos dos países em desenvolvimento.

Atualmente preside a Terra Norte Empreendimentos Rurais e Comerciais S.A., controladora de fazendas no oeste da Bahia e no Piauí. A soja e o algodão são os principais produtos da sua participação no agronegócio. Nelson Almeida Taboada é o quarto neto de José Taboada Vidal, patriarca da família na Bahia e grande benfeitor do Rio Vermelho. É filho único do saudoso industrial Nelson Taboada Souza, que durante seis anos (1971-77), em dois mandatos consecutivos, presidiu a Federação das Indústrias do Estado da Bahia e que no triênio 1977-80 foi vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria.

Acesse;

Wikipedia
Twitter
Facebook
Google+
Flickr
Picasa
Youtube
Blog

*Fonte: 2Pontos Agência Digital

Folha do Rio Vermelho, 01.07.2010

Rio Vermelho ganha blog

Pró Rio Vermelho, o blog do bairro. Clique aqui para acessar.

A Tarde, 17.09.2008
Coluna July

A história da família Taboada está sendo contada agora em livro, em um trabalho cuidadoso de Ubaldo Marques Porto Filho, com apresentação assinada por Reginaldo Trigo e em trabalho patrocinado por Nelson Almeida Taboada, terceira geração da família de José Taboada, que veio da Espanha para firmar vida empresarial, social e familiar na Bahia. O que conseguiu com destaque.

A Tarde, 14.09.2008
Coluna 7 Dias
Therezinha Cardozo

No superlativo. Era o ano de 1892, e o navio saído da Espanha deixava em Salvador o galego José Taboada Vidal, nascido na província de Pontevedra. A saga desse vitorioso patriarca vira um livro daqueles que os historiadores disputam – Família Taboada na Bahia, de Ubaldo Marques Porto Filho, com apresentação de Reginaldo Trigo Carneiro. A luxuosa edição sai com a força e a sensibilidade de um mecenas, ex-ás do automobilismo baiano, Nelson Almeida Taboada, terceira geração de um clã que fez história na Espanha, desde o século XIII ( quando os cristãos derrotaram os muçulmanos), e entre nós, na indústria e no comércio. A capa é de couro, bordada a ouro com técnica que exigiu autorização da patente americana. E agora, o melhor: vai ser dado a convidados especiais, em jantar de gala no Iate.

Tribuna da Bahia, 11.09.2008
Coluna Janete Freitas

Nelson Almeida Taboada idealizou a Casa de Cutura Carolina Taboada, fundada em 25 de março, data do aniversário da sua única filha, Carolina Soussa Taboada, para oferecer à cidade um espaço cultural e social. Plantada no Rio Vermelho, acaba de ser entregue à comunidade e promete, além de divulgar a história da família Taboada, intimamente ligada ao bairro, promover ações de cidadania e entrosamento entre os moradores locais.


Institucional

 | 

Nelson Almeida Taboada

 | 

Carolina Taboada

 | 

Vídeos

 | 

Blog Taboada

 | 

Eventos

 | 

Notícias

 | 

Fale Conosco

Rua Lucaia 295, Edifício Empresarial Lucaia, Conjunto 104, Rio Vermelho. Salvador - Bahia - Brasil. Cep: 41940-660.
Telefone: (71) 3334-5598  |  contato@casataboada.com.br

® 2011 Nelson Almeida Taboada. Todos os direitos reservados.